JP Sá Couto cresce 1.308% nas vendas graças a Magalhães - TVI

JP Sá Couto cresce 1.308% nas vendas graças a Magalhães

Magalhães à venda ao público

219 mil unidades tornam empresa líder nacional no comércio de PC nos primeiros três meses do ano

Relacionados
A empresa nacional JP Sá Couto, que comercializa o portátil Magalhães, cresceu 1.308,5 por cento nos primeiros três meses do ano no mercado total de PC, ou seja portáteis mais desktops. No total, foram vendidas 219 mil unidades. Com uma quota de mercado de 40,8%, a JP Sá Couto surge dinamizada essencialmente pela adesão ao portátil Magalhães.

As fotos do computador que mais vende

A segunda posição deste ranking, divulgado pela IDC esta quarta-feira, é ocupada pela HP com 100 mil unidades vendidas. Com uma quota de mercado de 18,7%, a HP apresentou uma taxa de crescimento de 22% no primeiro trimestre de 2009.



A Toshiba ocupa a terceira posição com 73 mil unidades vendidas do mercado nacional de PCs e perde quota de mercado no primeiro trimestre de 2009, ficando com 13,7% do mercado. A empresa apresentou um crescimento negativo de 9% face ao mesmo período em 2008.



A Inforlândia ocupa a quarta posição com um crescimento de 440,6% em virtude do programa «e.escolas». Neste período, a Inforlândia vendeu 43 mil unidades e detém 8% de quota de mercado.



A Acer, que ocupa a quinta posição com 29 mil unidades vendidas, apresentou um crescimento de 55,5%.

Mercado cá cresce muito acima da média europeia

No total, o mercado nacional de PC, que inclui também as vendas de desktops, cresceu 71,4% entre Janeiro e Março, um crescimento muito superior à totalidade da Europa Ocidental, que cresceu apenas 0,2% no período em análise. O valor refere-se a vendas de 537 mil unidades de computadores.

Se se atender apenas ao mercado dos portáteis, a empresa nacional JP Sá Couto mantém a liderança do mercado nacional no primeiro trimestre e impressiona ainda mais nos números: em virtude das vendas do portátil Magalhães, houve um crescimento de 3.311,4% face ao mesmo período de 2008, o que correspondeu a 212 mil unidades vendidas. A JP Sá Couto detém actualmente 47,3% da quota deste mercado.



Nos desktops, e contrariando a tendência de quebras acentuadas trimestre após trimestre em 2008, a área apresentou uma taxa de crescimento de 16%. Neste segmento, a liderança destaca pertence à HP, com 56 mil unidades comercializadas, ou seja mais 68% do que no período homólogo. A empresa detém uma quota de mercado de 62,5%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados