Sócrates anuncia benefícios de IRS e IRC para veículos eléctricos - TVI

Sócrates anuncia benefícios de IRS e IRC para veículos eléctricos

Carro eléctrico

Aliança Renault-Nissan

Relacionados
O primeiro-ministro vai dar incentivos a quem comprar carros eléctricos, incluindo benefícios de IRS até 800 euros e isenções fiscais para empresas que optem por este tipo de automóveis, adianta a agência «Lusa».

O anúncio foi feito, este sábado, por José Sócrates na cerimónia de assinatura do acordo final, na Feira Internacional de Lisboa, com a aliança Renault-Nissan para criar em Portugal uma rede de abastecimento para o projecto de veículos eléctricos em 2010.

Depois de isentar de imposto de circulação automóvel de veículos eléctricos, o chefe do executivo afirmou que vão ser tomadas medidas para ultrapassar «um dos obstáculos» na compra deste tipo de automóvel, o preço.

«Vamos dar benefícios fiscais, em sede de IRS, no valor de 800 euros, e isenções ficais em IRC às empresas que optem por carros eléctricos», afirmou Sócrates depois da assinatura do acordo final com a Renault-Nissan.

Além de uma questão ambiental, disse o primeiro-ministro, a «opção pelos carros eléctricos» é uma «prioridade» pela oportunidade tecnológica e por as energias renováveis serem «uma resposta» aos problemas como a crise dos combustíveis.

O ex-ministro do Ambiente de António Guterres pediu à audiência que imaginasse «um minuto uma cidade» com automóveis «sem emissões» e «sem barulho».

Ao abrigo deste entendimento, Portugal vai ter 320 locais de abastecimento para automóveis eléctricos em 2010, número que atingirá os 1.300 em 2011 e será o primeiro país europeu onde serão introduzidos os modelos veículos eléctricos da aliança Renault-Nissan.

O Governo pretende que 20 por cento da frota automóvel do Estado tenha emissões zero a partir de 2011, entre outras medidas que estão a ser estudadas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados