Fesap pondera manifestação nacional contra proposta de aumentos salariais - TVI

Fesap pondera manifestação nacional contra proposta de aumentos salariais

FP: FESAP ainda acredita em acordo com o Governo

Executivo propôs subida de 2,9%

Relacionados
A Frente Sindical da Administração Pública (FESAP) pondera promover uma manifestação nacional dos funcionários públicos contra a política do Governo, uma forma dos trabalhadores manifestarem o seu descontentamento face à proposta de aumentos salariais para 2009.

O responsável pela Fesap, Nobre dos Santos, falava aos jornalistas após a reunião com o Governo no âmbito das negociações salariais para o próximo ano, tendo o Executivo proposto uma subida de 2,9 por cento, enquanto esta estrutura sindical reivindica 3,5%.

Segundo cita a «Lusa», «se as coisas continuarem como estão temos de manifestar o nosso descontentamento contra a intransigência» do Governo, defendeu Nobre dos Santos, frisando que a manifestação «tem de ser de todas as estruturas sindicais da Administração Pública».

Manifestação agendada para dia 21 de Novembro

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública já agendou para dia 21 de Novembro uma manifestação nacional contra os aumentos salariais propostos pelo Executivo de José Sócrates.

Após a reunião, a Fesap continua a não aceitar a posição do Governo, que classifica de «pouco clara e pouco evidente de vontade negocial».

Para o dirigente sindical, «tudo aponta para que a proposta inicial e final do Governo seja a mesma».

Apesar da crise, a Fesap considera que é necessário uma recuperação de algum poder de compra dos trabalhadores da Administração Pública.

A Fesap reafirmou não estar de acordo com o Governo no que respeita aos aumentos salariais, mas Nobre dos Santos reconheceu que «há matérias em que começa a haver aproximação (entre as partes), como a questão que tem a ver com o acesso a refeitórios do Estado de trabalhadores com mais baixo rendimento, como os pensionistas».

Está esta quarta-feira a decorrer a segunda ronda negocial entre os sindicatos da Função Pública e o Governo, com vista a fixar os aumentos salariais para 2009.

A Fesap foi a primeira estrutura sindical a ser hoje recebida pelo Governo, estando neste momento a decorrer a reunião com a Frente Comum.

O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) será recebido à tarde.
Continue a ler esta notícia

Relacionados