Governo atribui PIN+ às reconversões das refinarias Galp - TVI

Governo atribui PIN+ às reconversões das refinarias Galp

Galp

São os primeiros projectos com este estatuto

Relacionados
A reconversão e modernização das refinarias da Galp em Sines e Matosinhos tornaram-se esta terça-feira o primeiro projecto prioritário PIN+ português, beneficiando de prioridade nos processos de apreciação por parte dos serviços de administração pública.

Segundo a agência «Lusa», a Galp vai investir 1.059 milhões de euros nos processos de reconversão e modernização das refinarias que passam a partir de agora a ter «apreciação prioritária junto de quaisquer entidades, órgãos ou serviços da administração», como refere o despacho conjunto dos ministros da Economia e do Ambiente.

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) é a entidade que vai assegurar a articulação entre a Galp e os diversos serviços da administração pública intervenientes no projecto, segundo o despacho.

O primeiro-ministro, José Sócrates, já tinha anunciado em Março que a modernização das refinarias de Sines e Matosinhos seriam «o primeiro projecto PIN + do país, pelo nível de investimento e pelo que confere de segurança de abastecimento ao país».

Este tipo de projectos, declarados pelo Governo como de interesse nacional, têm associado um modelo e método de licenciamento mais rápido, que vai ser testado pela primeira vez, não conferindo maiores apoios financeiros.

As acções da Galp Energia seguem na linha de água a valerem 14,16 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados