BCE alerta para aumento forte das despesas e dos défices - TVI

BCE alerta para aumento forte das despesas e dos défices

BCE

«É preciso implementar o mais rapidamente possível e de forma mais eficiente o que já foi decidido», alerta Trichet

Relacionados
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, advertiu esta quarta-feira contra um aumento demasiado forte das despesas e dos défices susceptível de minar a confiança das famílias e das empresas, numa entrevista ao «Le Monde».

«Reconhece-se dos dois lados do Atlântico que não se pode aumentar indefinidamente as despesas e os défices: em vez de aumentar o nível de confiança das famílias e das empresas, perder-se-ia esta confiança e a economia iria pior em vez de ir melhor», explicou Trichet num entrevista dada em véspera da abertura da cimeira do G20, quinta-feira, em Londres, avançou a Lusa.

O presidente do BCE fez um alerta semelhante tratando-se do apoio aos bancos e instituições financeiras.

«O que foi decidido já é bastante considerável», sublinhou.

«As possíveis recapitalizações, as garantias e outros apoios representam na zona euro 23 por cento do PIB e nos Estados Unidos cerca de 29 por cento», realçou.

«É preciso implementar o mais rapidamente possível e de forma mais eficiente o que já foi decidido», exortou o presidente do BCE.

Trichet lembrou por outro lado que para lutar contra a crise, o que é mais necessário é «reencontrar a confiança», que se evaporou desde Setembro de 2008.

«Isto passa pela manifestação da unidade entre os dois lados do Atlântico, o Norte e o Sul, os países industrializados e os emergentes», declarou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados