Portugueses fazem cada vez menos férias fora do país - TVI

Portugueses fazem cada vez menos férias fora do país

  • Rui Pedro Vieira
  • 17 jun 2009, 11:45
Turistas

31% referem que passam férias fora de Portugal com frequência inferior a uma vez de dois em dois anos

Relacionados
Os portugueses estão a fazer cada vez menos férias fora de Portugal. O motivo principal para a preferência das estadias «cá dentro» prende-se principalmente com variáveis de ordem económica.

Um estudo encomendado pela Hotels.com, relativo às preferências dos consumidores nacionais para este ano, destaca que 31 por cento dos inquiridos referem que passam férias fora de Portugal com uma frequência inferior a uma vez de dois em dois anos.



Praias do Algarve em risco de serem derrotadas por Lisboa


Angelina Jolie quer comprar casa em Lagos (fotos)

Esta percentagem representa um aumento de 8,5 pontos percentuais relativamente aos 22% que deram a mesma resposta em 2008, concluindo-se que «existe uma tendência crescente para fazer férias fora do país com menor frequência», refere o mesmo estudo encomendado à Marktest.

Apesar disso, 31,5% da população diz que consegue fazer férias fora de Portugal uma vez por ano, um valor semelhante ao do inquérito de 2008 (30%)

No que respeita às razões pelas quais os portugueses optam por ficar no país, o preço e o facto de ser mais económico (44,4%) é a resposta mais comum. Além disso, há também o desejo de conhecer melhor o país, em 23,1% das respostas.

«A posse de uma segunda casa ou residência de família surge também como factor bastante relevante para a opção de férias no próprio país, principalmente junto dos inquiridos com mais de 65 anos», sublinha a mesma análise.

Muitos gostariam de poder sair do país

Perante a hipótese de fazer férias, exactamente nas mesmas condições (mesmo valor dispendido, período de tempo e tipo de alojamento), 59% dos entrevistados preferiam passar férias fora de Portugal e apenas 32,2% optariam por ficar cá.

Junto dos que têm idades entre os 25 e os 34 anos, 65,3% optariam por sair de Portugal. Contudo, é de notar que quase um terço dos jovens (23,5%) optaria por passar férias em Portugal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados