Ferreira Leite promete acabar com o PEC e mudar IVA - TVI

Ferreira Leite promete acabar com o PEC e mudar IVA

Ferreira Leite

Líder do PSD propõe alterar regime de pagamento para ajudar «quem cria emprego»

Relacionados
«Não vale a pena andar a chorar pelos desempregados que existem no país, se não se resolvem os problemas de quem pode criar emprego». É o que Manuela Ferreira Leite se propõe a fazer caso seja eleita no próximo dia 27. E para isso promete acabar com o Pagamento Especial por Conta (PEC) e alterar o regime de pagamento do IVA.

A líder do PSD disse esta terça-feira, ao terceiro dia de campanha oficial, que uma das medidas essenciais para ajudar as empresas «é fazer com que o Estado pague a tempo. É ridículo que fique a dever às empresas e depois os ajude a suportar os empréstimos para sobreviverem às dívidas. Era mais eficaz que lhes pagasse».

TGV: «fundos comunitários são negociáveis

Ferreira Leite equipara o TGV às «compras nos saldos»

Mas mais: Ferreira Leite quer acabar com o PEC. «Fui eu que o criei. Sou eu que proponho que ele acabe. E tenho toda a legitimidade para o fazer».

«O PEC foi criado com o objectivo de combater a evasão fiscal - que está já bastante eficaz - e deixou de fazer sentido. É altura de acabar. Cumpriu a sua função», sublinhou.

«Isto está a ser um elemento de estrangulamento e é preciso acabar com ele», disse, propondo ainda que «seja alterado o prazo de pagamento do IVA, que não ser pago com a factura mas com o recibo. Há vários países que fizeram essa negociação com Bruxelas e já têm esse regime».

Numa aula de economia e finanças improvisada, Ferreira Leite frisou que «é preciso ajudar os empresários a terem estímulos para criarem empregos: e um dos estímulos é que o custo do trabalho seja reduzido».

Mas a líder do PSD garante que a proposta não será feita à custa dos salários dos trabalhadores; antes reduzindo «os encargos com a Segurança Social para que o custo seja aliviado para as empresas sem prejudicar os trabalhadores», repetindo uma das promessas do PSD nesta campanha: reduzir a Taxa Social Única.

PS e PSD concordam: portagens sem SCUT até 2012
Continue a ler esta notícia

Relacionados