Energia dá fôlego à bolsa que acompanha movimento europeu - TVI

Energia dá fôlego à bolsa que acompanha movimento europeu

Bolsa

PT trava maiores ganhos

Relacionados
A bolsa nacional iniciou a sessão a ganhar. O PSI20 segue agora a subir 0,79% para os 6.878,16 pontos, em linha com o sentimento das restantes praças europeias.

O índice de referência está a ser impulsionado pelos títulos da Galp Energia, EDP e BCP, nesta que é a terceira sessão consecutiva de ganhos.

Na Europa, os índices também avançam entre os 0,35% da praça espanhola e os 2,45%, da bolsa francesa, depois de também na Ásia, os mercados terem encerrado em alta. A impulsionar estão as novas injecções anunciadas para o sector financeiro, depois de o Governo francês ter declarado ontem que vai avançar com 10,5 mil milhões de euros na compra de dívida subordinada dos seis maiores bancos franceses.

Esta medida está a animar as bolsas. Em Lisboa, a ajudar está a Galp Energia que escala 3,81% para os 7,16 euros, estimulada pela nova sessão de ganhos do petróleo nos mercados internacionais.

A EDP avança 1,60% para os 2,72 euros, mesmo depois de ontem uma associação de direito privado ter anunciado que interpôs uma acção judicial contra a energética, alegando que a companhia violou o regime de protecção de dados pessoais ao contratar uma empresa para cobrar dívidas dos seus clientes, fornecendo-lhe dados confidenciais. A empurrar para cima está, ainda, a EDP Renováveis que soma 5,21% para os 4,78 euros.

Na banca, o BCP trepa 0,29% para os 1,03 euros e o BPI soma 2,31% para os 1,90 euros. Já o BES recua 0,34% para os 8,17 euros.

Nas telecomunicações, a Portugal Telecom cai 2,39% para os 5,35 euros e a Zon Multimédia cede 1,19% para os 4,46 euros.

Nos Estados Unidos, os mercados encerraram ontem a ganhar. O Dow Jones subiu 4,67% e o Nasdaq avançou 3,13%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados