Saída do Fortis no BCP ajuda Bolsa a liderar ganhos na Europa - TVI

Saída do Fortis no BCP ajuda Bolsa a liderar ganhos na Europa

BCP

Foi uma sessão de fortes ganhos para a Bolsa de Lisboa, que encerrou a valorizar 1,57 por cento.

Relacionados
A praça nacional foi inclusivamente a que liderou os ganhos a nível europeu.

Para este resultado, as principais contribuições foram da Mota Engil, que escalou 4,30% para os 5,33 euros, e do BCP, que disparou 3,97% para os 2,88 euros. O banco voltou a estar em destaque com o anúncio da venda de acções por parte do banco belga Fortis, que detinha perto de 3,9% do capital da instituição dirigida por Filipe Pinhal. Segundo a «Bloomberg», estão agora à venda 140 milhões de acções.

Ainda na banca, o BES valorizou 2,77% para os 15,87 euros. Já o BPI, e depois do anúncio do fecho de um fundo de pensões de 90 milhões de euros para evitar a crise, também teve hoje saldo positivo com as acções a valorizarem 0,52% para os 5,86 euros.

No sector das telecomunicações, a PT somou 0,82%, depois do sindicato de trabalhadores da operadora ter-se mostrado contra a operação de separação entre a Portugal Telecom e a PT Multimédia. Em comunicado enviado às redacções, o sindicato diz mesmo que o «spin off» anunciado torna o grupo «mais pobre» e «não servirá melhor os consumidores». As acções fecharam nos 0,82%.

A PT Multimédia foi o título que mais perdeu em bolsa, ao desvalorizar 5,48%, ainda na sequência de transferências que alguns accionistas estão a realizar na fase pré-«spin off». As acções da PTM situam-se agora nos 9,83 euros.

Por fim, na energia, a EDP valorizou 1,23% até aos 4,09 euros, enquanto a Galp Energia recuou 0,73% até aos 10,87 euros.

Na restante Europa, o IBEX ganhou 0,47%, o CAC valorizou 0,75%, o DAX escalou 0,57% e o FTSE cresceu 0,64%.

Nos Estados Unidos, os mercados seguem a ganhar: o Dow Jones e o Nasdaq crescem 0,07% e 0,23%, respectivamente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados