Jovem foi detido três vezes em dois meses - TVI

Jovem foi detido três vezes em dois meses

Escalava e arrombava casas para assaltar e furtava carros de gama alta

A PSP do Porto anunciou a detenção, esta quarta-feira, em Matosinhos, de um jovem de 21 anos, por furto de veículos de gama alta e artigos no interior de residências. O jovem já tinha sido detido duas vezes por aquela polícia, pelo mesmo tipo de crime, há menos de três meses.

Os crimes ocorreram nas zonas de Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Vila Nova de Gaia. O suspeito foi interceptado por aquela polícia ao volante de um Mercedes CLK, no dia 12 de Novembro de 2006, na Praça do Império, no Porto. A segunda detenção deu-se no dia um de Janeiro de 2006, na Srª da Hora. O jovem conduzia um BMW série 5, que tinha sido furtado em Guimarães.

De acordo com fonte da PSP do Porto, o jovem «entrava em residências através de escalamento e arrombamento». Uma vez lá dentro, procurava «tudo o que fosse valioso e fácil de transportar, nomeadamente ecrãs de LCD e chaves de veículos de gama alta». Por vezes os furtos dos veículos ocorriam «na via pública, depois de o suspeito se apoderar das respectivas chaves», explicou a mesma fonte. «As viaturas furtadas eram depois encaminhadas para o mercado negro».

A polícia apreendeu um BMW 530d, que tinha sido furtado no mesmo dia, em Viana do Castelo, e uma carrinha Volvo V50, furtada no dia 25 de Outubro de 2006, em Vila Nova de Famalicão, «que tinha matrícula falsa».

O detido foi presente, esta quinta-feira, ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto. Ficou sujeito a apresentações trissemanais.
Continue a ler esta notícia