Mulheres responsáveis por 80% das compras em todo o Mundo - TVI

Mulheres responsáveis por 80% das compras em todo o Mundo

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Cerca de 80% das compras em todo o Mundo são feitas por mulheres, revela um estudo da Publicis, intitulado «O Que as Mulheres Querem».

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Os interesses das mulheres do século XXI são muito diversificados. A entrada no mercado de trabalho e a obtenção de mais poder permitiu-lhes influenciar e modificar o processo de decisão de compras da família e entrar em áreas habitualmente reservadas aos homens, tais como a compra de bens de luxo (ex. automóveis) e produtos tecnológicos.

Segundo a directora de planeamento estratégico da Publicis Portugal, Susana Medeiros, «as mulheres têm hoje mais poder, formação e são também mais exigentes do que os homens. Além disso, têm mais poder económico para decidir o que querem comprar e são mais abertas a novos produtos».

Mas há mais. O facto de a mulher ser tradicionalmente mais consumista constitui uma «vantagem» para o marketing ou para a publicidade, que podem dirigir-se especificamente para «elas».

Mesmo quando não compram, as mulheres influenciam a compra dos que lhes estão mais próximos. Quando se dirigem a uma loja, sabem perfeitamente o que querem e motivam a compra de produtos, quer para o marido, quer para os filhos.

Já há marcas dirigidas só para mulheres

Actualmente já há marcas e segmentos criados só para mulheres, como automóveis (ex: novo Volvo); ginásios (com treinos de 30 minutos por dia); telemóveis e até hotéis.

Além disso, as mulheres começam a adquirir produtos de topo ou «bens de luxo» mais caros e com maior visibilidade, gostam de navegar na Internet e até assistir a um bom jogo de futebol.

Maioria dos anúncios publicitários são dirigidos a mulheres

Estudos realizados em vários países mostram que 90 por cento das mulheres gostam de anúncios com humor. No entanto, 47% dos anúncios publicitários dirigidos ao segmento feminino são menos divertidos do que os outros.

As mensagens publicitárias destinadas às mulheres utilizam argumentos mais subjectivos, com uma associação a estados de espírito, ideias e sensações.
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