Lucros do Banif caem 6% para 44 milhões de euros - TVI

Lucros do Banif caem 6% para 44 milhões de euros

Banif

Activo Líquido subiu 20,4%

Relacionados
Os lucros do Banif totalizaram 44,4 milhões de euros, no primeiro semestre deste ano, o que se traduz numa quebra de 5,9%, face ao resultado obtido em igual período do ano passado, diz o banco em comunicado.

Os lucros em operações financeiras aumentaram 380,1%, fixando-se em 58,5 milhões de euros, beneficiando da realização de mais-valias na alienação de participações financeiras no Brasil, mas afectados «negativamente por perdas associadas à actualização a valores de mercado das carteiras de investimento e negociação do Grupo Banif», referem.

Os outros proveitos líquidos, que incluem comissões líquidas, diminuíram 7,3%, para 56,6 milhões de euros, justificado, em parte, pela realização em 2007 de mais-valias na alienação de activos tangíveis e, por outro lado, a uma significativa diminuição de proveitos, em 2008, «resultante da crise continuada que se vem registando ao nível dos principais mercados financeiros internacionais».

O Activo Líquido do Banif, grupo Financeiro, elevou-se a 12.062 milhões de euros, em Junho deste ano, o que representa um crescimento de 20,4% face ao final do primeiro semestre do ano anterior.

Volume de prémios emitidos baixou 5,1%

A margem financeira, que inclui o rendimento de títulos, que aumentou 8,0% para 132,9 milhões de euros.

Os custos de funcionamento, que compreendem os Gastos Gerais Administrativos e os Custos com Pessoal, totalizaram 138,2 milhões de euros, mais 24,1% que em igual período de 2007, em resultado da expansão das redes de distribuição em Portugal, Brasil e Malta, bem como dos encargos com a campanha publicitária no âmbito da divulgação da nova imagem do Banif.

O Cash Flow de exploração consolidado do Banif ascendeu a 109,7 milhões de euros (mais 29,4% relativamente ao período homólogo do ano anterior), enquanto o

rácio Cost to Income (Custos de Funcionamento, Amortizações e Produto da Actividade) diminuiu, de 60,8%, no primeiro semestre de 2007, para 59,9%, no primeiro semestre de 2008, apesar do aumento de custos.

No que respeita à actividade seguradora do Banif, o volume de prémios emitidos apresentou um valor total de 223,0 milhões de euros (menos 5,1% relativamente ao primeiro semestre de 2007), destacando-se o ramo não vida com um crescimento de 3,7%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados