Açores: ecocentro vai acabar com lixeiras - TVI

Açores: ecocentro vai acabar com lixeiras

Reciclagem

Investimento de 3,9 milhões de euros para projecto inovador

Relacionados
O ecocentro da ilha das Flores deverá ser lançado a concurso até ao final do mês, num investimento de 3,9 milhões de euros para acabar com as lixeiras locais, anunciou a secretária açoriana do Ambiente, citada pela agência Lusa.

No plenário da Assembleia Legislativa Regional, que está reunido na cidade da Horta, Ana Paula Marques adiantou que o Centro de Valorização e Compostagem da ilha irá arrancar em breve para resolver o problema das lixeiras das Flores.

Segundo explicou, a nova infra-estrutura, orçada em 3,9 milhões de euros, vai agregar os resíduos dos concelhos das Lajes e de Santa Cruz das Flores, cujas autarquias «finalmente se entenderam» sobre esta matéria.

O anúncio da governante surgiu no Parlamento em resposta às críticas do deputado Artur Lima, do CDS/PP, que considerou «um crime» e «uma vergonha» a existência de duas lixeiras a céu aberto nas Flores (uma em cada concelho).

No seu entender, «atentados maiores ao meio ambiente serão quase impossíveis», com a agravante de a lixeira de Santa Cruz das Flores estar a «poluir gravemente um curso de água, que passa pelo local e que está a contaminar o ecossistema».
Continue a ler esta notícia

Relacionados