«O lince é uma questão emblemática» - TVI

«O lince é uma questão emblemática»

Nunes Correia

Ministro do Ambiente «lançou» o Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro do Lince Ibérico

Relacionados
O ministro do Ambiente, Nunes Correia considerou esta sexta-feira que o Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro do Lince Ibérico, é um dos maiores investimentos efectuados em Portugal nos últimos anos em termos de política ambiental, escreve a Lusa.

«É um dos maiores e mais importantes investimentos dos últimos anos», disse o governante durante a cerimónia do lançamento da primeira pedra daquele centro reprodutor, implementado na Herdade da Santinha, no concelho algarvio de Silves.

Segundo o ministro, Portugal «está a conseguir níveis de investimento para a política do ambiente nunca alcançados», classificando como «a semana de ouro para a conservação da natureza», as medidas aprovadas quinta-feira, em Conselho de Ministros.

«É um Regime Jurídico que vem trazer disposições legais na política do ambiente», observou o governante.

As medidas do Governo para o Ambiente

Projecto para salvar a águia-real

Para o ministro do Ambiente, a criação do Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro do Lince Ibérico, assume «um significado especial pessoal, porque contribuiu para evitar a extinção do felino mais ameaçado do mundo».

«Muitas palavras foram ditas, mas este é o primeiro acto concreto para salvar uma das espécies em risco da Península Ibérica», sublinhou o ministro, acrescentando que «o lince é uma questão emblemática que se discute há mais de 30 anos».

O Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro do Lince Ibérico ficará implementado na Herdade das Santinhas, no concelho de Silves, num espaço de 150 hectares, e é uma das medidas compensatórias impostas pela União Europeia para a construção da Barragem de Odelouca.

O centro reprodutor, com capacidade para 16 felinos, engloba vários edifícios, prevendo a empresa Águas do Algarve, entidade gestora do espaço, a conclusão das obras em Janeiro de 2009.

Os primeiros animais cedidos pelo centro reprodutor de Donaña, na Andaluzia espanhola, deverão chegar a Silves, no decorrer do próximo ano.

O ministro do Ambiente classificou de «muito importante» o apoio de Espanha na implementação deste projecto em Portugal, destacando que «sem aquele país, isto não seria possível».
Continue a ler esta notícia

Relacionados