Rui Rocha explica (mais ou menos) porque não vai para o Governo: IL e PSD têm "prioridades diferentes" - TVI

Rui Rocha explica (mais ou menos) porque não vai para o Governo: IL e PSD têm "prioridades diferentes"

Líder da Iniciativa Liberal deu explicações mas não as pormenorizou

Relacionados

A Iniciativa Liberal (IL) e o PSD têm "prioridades diferentes" que "não convergiram o suficiente" para formarem conjuntamente Governo, disse esta terça-feira Rui Rocha. Mas não especificou que "prioridades diferentes" são essas. 

"Na perspetiva das duas partes envolvidas, não há, neste momento, uma aproximação suficiente que justifique a celebração de acordos mais alargados", acrescentou Rui Rocha ao falar sobre a falta de entendimentos com o PSD de forma a que a IL integrasse o próximo Governo.

Recusando-se a entrar em pormenores sobre os contactos que manteve nos últimos dias com o PSD, Rui Rocha assinala que ficaram evidentes nestas conversações "prioridades diferentes" entre os dois partidos, não tendo sido possível "convergir" no sentido da formação de Governo.

"As prioridades não convergiram o suficiente para haver um entendimento mais alargado e isso é uma posição absolutamente legitima da parte dos dois partidos", sublinha.

Questionado sobre se a falta de entendimentos se deve a questões programáticas ou sobre os cargos a ocupar nas pastas ministeriais, Rui Rocha deu a entender que o que esteve em causa foram as ideias dos dois partidos.

"Uma regra básica relativamente às posições da IL é que estão sempre em causa as ideias, portanto foi sempre esse o ponto", respondeu.

Interrogado ainda sobre se ainda há hipótese de novos entendimentos com o PSD, tendo em conta que um comunicado conjunto sublinha que os dois partidos não avançam "nesta altura" para a formação de Governo, Rui Rocha respondeu: "A única porta que está realmente aberta é a da manutenção de um diálogo em temas importantes".

Continue a ler esta notícia

Relacionados