Milhões de trabalhadores vão ter aumentos este ano - TVI

Milhões de trabalhadores vão ter aumentos este ano

Dinheiro [arquivo]

Estudo alemão revela que salários podem subir, apesar da crise

Milhões de trabalhadores na Alemanha deverão beneficiar de um aumento dos salários reais em 2009, apesar da crise económica e financeira, segundo um estudo do Instituto de Ciências Económicas e Sociais (WSI), apresentado esta terça-feira, em Dusseldorf.

No documento sublinha-se que os aumentos salariais já negociados este ano são superiores à inflação quase nula, o que «matematicamente resulta numa subida média de três por cento dos salários para 12 milhões de trabalhadores», cerca de 30 por cento da população activa.

No entanto, a subida efectiva dos rendimentos «será claramente inferior», adverte o WSI, devido ao recurso de mais de 12 mil empresas ao regime de trabalho parcial, que afecta actualmente quase 1,5 milhões de trabalhadores.

Segundo o mesmo instituto, os aumentos salariais obtidos na primeira metade de 2009 através da negociação de contratos colectivos na Alemanha situam-se entre os 2,5 e os três por cento.

Em alguns casos, já acordados no ano anterior entre confederações patronais e sindicatos, os referidos aumentos atingem os 3,3 por cento.

Todavia, os acordos mais recentes «diferem muito entre ramos de actividade, e enquanto no comércio a retalho se celebraram aumentos de 1,2 por cento, no sector energético atingiram-se os quatro por cento», refere ainda o estudo do WSI.
Continue a ler esta notícia