Saiba quais as empresas espanholas que mais facturam em Portugal - TVI

Saiba quais as empresas espanholas que mais facturam em Portugal

Península

As marcas espanholas mais reconhecidas são o El Corte Inglês, o BBVA, o Santander, a Zara, a Repsol e a Cepsa

Quais as empresas espanholas que mais facturam em Portugal? A resposta poderia ser imediata: a banca, mas de acordo com um estudo da Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola (CCILE), não é. A palavra certa é petróleo.

O estudo «Empresas de capital espanhol em Portugal» sobre indicadores de 2007 centrou-se nas sociedades controladas por grupos espanhóis e concluiu que, em termos de facturação, é o sector dos petróleos, com a Repsol e a Cepsa, que tem o maior peso. No entanto, é uma área que mantém sensivelmente o mesmo volume de negócios de 2005, a rondar os 2,5 mil milhões.

«A Repsol e a Cepsa, os principais players espanhóis deste sector, consolidaram as suas quotas de mercado nos últimos dois anos e prevêem continuar a investir em Portugal», adianta a CCILE.

De seguida surge então a banca, com especial destaque para o peso do Santander Totta, mas também do BBVA e do Banco Popular. O volume de negócios global é de 1,8 mil milhões de euros. Ainda «as caixas de aforros, pouco a pouco, vão abrindo agências quer para as empresas quer também para os particulares».

Em terceiro lugar com maior facturação surge o sector da construção e obras públicas, onde o representante é a Somague.

«As marcas espanholas mais reconhecidas em Portugal, não necessariamente por esta ordem, são: o El Corte Inglês, o BBVA, o Santander, a Zara, a Repsol e a Cepsa», referiu o presidente da instituição, Enrique Santos.
Continue a ler esta notícia