Cancro da próstata: tratamento pode encurtar pénis - TVI

Cancro da próstata: tratamento pode encurtar pénis

  • Portugal Diário
  • 27 fev 2007, 11:46

Estudo revela que terapia pode resultar em diminuição de mais de 5cm

A radioterapia e tratamentos hormonais para o cancro da próstata podem fazer com que o pénis do paciente sofra uma diminuição, revela um estudo publicado na revista científica Journal of Urology, noticia a BBC.

Investigadores turcos estudaram 47 homens que estavam a receber tratamento. Dezoito meses depois, avaliaram os homens de novo e descobriram uma redução no tamanho médio do pénis esticado de 14,2 centímetros para 8,6 centímetros.

Os homens, que tinham uma idade média de 68 anos, foram tratados com supressores de hormonas masculinas e radioterapia para o cancro da próstata entre 2000 e 2005.

Os especialistas defendem que os homens deveriam ser informados sobre os possíveis efeitos colaterais antes do tratamento.

Segundo os investigadores, ainda não se aferiu o motivo pelo qual o tratamento afecta o comprimento do pénis, mas sugerem que pode ter efeitos sobre o tecido peniano.

«As nossas descobertas comprovam observações sobre a redução do comprimento peniano após terapia hormonal e terapia com radiação externa para o cancro da próstata local ou avançado», diz o artigo da equipa liderada pelo médico Ahmet Haliloglu.

«Os pacientes deveriam ser avisados antes da terapia de que o encurtamento do pénis pode ocorrer» defende Haliloglu.

Chris Hiley, resonsável da ONG britânica Prostate Cancer Charity, diz temer que os resultados da pesquisa levem os homens a evitar o tratamento para o cancro da próstata.

«Pedimos aos homens que não desleixem o tratamento ou o diagnóstico de cancro da próstata por causa disto, mas que conversem com os seus médicos em detalhe sobre todos os efeitos colaterais de cada tratamento em particular», diz.
Continue a ler esta notícia