S.João: corte nos medicamentos deu lucro - TVI

S.João: corte nos medicamentos deu lucro

  • Portugal Diário
  • 30 ago 2007, 22:00

Hospital registou o melhor desempenho económico dos 35 hospitais Entidades Públicas

O Hospital S. João (HSJ), Porto, registou o melhor desempenho económico dos 35 hospitais Entidades Públicas Empresariais (EPE) no primeiro semestre do ano devido, fundamentalmente, à redução de custos com medicamentos, afirmou hoje fonte da unidade, noticia a Lusa.

O administrador executivo do HSJ, Duarte Araújo, disse à Lusa que «a despesa baixou substancialmente nos medicamentos e houve um crescimento zero dos custos com pessoal».

O aumento dos lucros resultou também de um crescimento da receita, nomeadamente nas áreas das consultas externas e dos internamentos, apesar de o HSJ estar com menos 100 camas, devido à reestruturação e renovação de espaços em curso.

Um relatório divulgado hoje pelo Ministério da Saúde indica que apenas cinco dos 35 hospitais EPE deixaram de ter prejuízos e passaram a registar lucros no primeiro semestre de 2007.

O Hospital de São João registou uma das recuperações financeiras mais significativas, ao passar de um prejuízo de 61,8 milhões de euros, no primeiro semestre de 2006, para um lucro de 9,6 milhões de euros, nos primeiros seis meses deste ano. Esta recuperação começou no final de 2006, ano que o HSJ fechou já com um lucro de cerca de três milhões de euros.
Continue a ler esta notícia