Zoomarine lança iniciativa ambiental - TVI

Zoomarine lança iniciativa ambiental

Passeio de segway

Responsáveis do parque temático percorrem 600 quilómetros num veículo amigo do ambiente

Relacionados
Dois elementos do Zoomarine vão percorrer mais de 600 quilómetros durante cinco dias ao volante de um «segway», de Albufeira até ao Porto, numa iniciativa simbólica integrada nas XIV Olimpíadas do Ambiente, informou a Agência Lusa.

A escolha de um veículo amigo do ambiente para realizar o trajecto visa reforçar a mensagem de sustentabilidade que está na origem das olimpíadas, explicou um dos «condutores», Élio Vicente.

Acções de sensibilização ambiental

O director de Ciência e Educação do Zoomarine irá viajar com João Neves, chefe do Departamento Educacional, ao longo de cinco dias, até ao Porto, local escolhido para a final nacional do evento.

Prevê-se que haja quatro pontos de paragem durante o percurso - em Grândola, Almeirim, Coimbra e Oliveira de Azeméis - localidades onde o Zoomarine vai fazer pequenas acções de sensibilização ambiental a nível escolar.

A partida está prevista para a próxima segunda-feira, dia 27 de Abril.

«A ideia é também envolver as populações de cada localidade em parte do percurso», disse Élio Vicente, acrescentando que haverá uma pequena equipa a prestar-lhes assistência durante o percurso.

A final nacional das XIV Olimpíadas do Ambiente decorre entre 1 e 3 de Maio no Porto e mobiliza cerca de 140 pessoas, entre alunos, professores, voluntários e membros da comissão organizadora.

Novidades neste ano lectivo

No primeiro dia da final (1 de Maio), irá realizar-se uma gincana de «segway» e os alunos finalistas serão convidados a experimentar várias formas de transporte: metro, eléctrico e andar a pé.

Na final participarão cerca de 100 alunos de todo o país, seleccionados dos cerca de cinco mil que alcançaram a segunda fase das olimpíadas, cuja primeira fase arrancou com cerca de 45 mil inscritos.

A novidade para este ano lectivo é a participação individual dos professores no concurso, que poderão agora, ao contrário de outras edições, apresentar projectos individuais para submeter a concurso.

Outra das novidades das XIV Olimpíadas do Ambiente é o facto da organização lançar aos jovens o desafio de criarem a imagem gráfica do cartaz das próximas olimpíadas, neste caso, no ano lectivo de 2009-2010.

Segundo Élio Vicente, apesar do formato de concurso - já que os jovens, do Ensino Básico e Secundário e com idades entre os 12 e os 18 anos têm que fazer provas de conhecimento - a verdadeira missão do evento não é testar a sua perícia no tema.

O projecto, organizado pelo Instituto INTERVIR MAIS da Universidade Católica Portuguesa, associação ambientalista Quercus e Zoomarine, é reconhecido pela Presidência da República e já envolveu nas diversas edições anteriores mais de 325.500 alunos e milhares de professores.

Vertentes ambientais

O concurso inclui as vertentes «Ambiente à Prova», para os alunos testarem os seus conhecimentos sobre o tema, e «Ambiente e Arte», desafio lançado às escolas para criarem o cartaz das próximas olimpíadas.

A vertente «Ambiente e Cidadania» é dirigida aos professores, que podem individualmente apresentar projectos com reflexos no Ambiente que já existam e estejam em funcionamento.

O Zoomarine é um parque temático sobre a vida marinha que se dedica ao entretenimento, à educação ambiental e à investigação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados