Manual escolar português premiado - TVI

Manual escolar português premiado

Manuais:Pais lançam acusações às livrarias

Três docentes de Águas Santas foram premiados pela sua autoria conjunta do manual escolar, «Clube dos Cinco - Matemática 1º Ano»

Relacionados
Três professores de Águas Santas, na Maia, são os autores de um livro de Matemática para o 1º ano do ensino básico que foi premiado com a medalha de ouro num concurso europeu de manuais escolares.

Esta quinta-feira, em declarações à Agência Lusa, revelaram que «os alunos adoram» aquela disciplina.

Alberta Rocha, de 51 anos, Carla do Lago, com 44, e Manuel Linhares, de 41, escrevem livros escolares «em conjunto» há seis anos. Agora, a editora para a qual trabalham deu-lhes a notícia: a European Education Publishers Group (EEPG) atribuiu a medalha de ouro ao manual Clube dos Cinco - Matemática 1.º Ano.

É a primeira vez que um dos seus livros recebe uma tal distinção, num concurso de nível europeu em que foram avaliados 17 manuais escolares.

O manual premiado, editado pela Texto Editores, ganhou a medalha de ouro, na categoria Primary, atribuída, na Feira do Livro de Frankfurt, pelo EEPG.

Esta organização foi criada em 1991 e actualmente integra 23 editoras de 23 países europeus. Os seus prémios têm como objectivo promover a excelência e qualidade nas publicações escolares, reconhecendo os melhores editores, autores e designers gráficos no espaço europeu.

Acção Social não paga todos os manuais do secundário

Os autores premiados agora dão aulas no Agrupamento de Escolas de Águas Santas e nenhum deles imaginou sequer que a sua editora decidira participar neste concurso.

Por isso, foi com um misto de surpresa e natural satisfação que receberam a notícia deste prémio, para o qual contribuiu também Carla Nazareth, enquanto ilustradora.

Alberta Rocha, professora na EB1 de Moutidos, concorda que a distinção «faz bem ao ego, em todos os sentidos».

Manuel Linhares, que também ali lecciona, sustentou ter-se tratado «de um grande investimento» numa obra que deve muito à experiência profissional de cada um dos autores.

Todos eles sustentam que o «Clube dos Cinco - Matemática 1.º Ano» procura reflectir «uma grande ligação ao quotidiano», um dos aspectos, aliás, que a EEPG elogiou.

«Estamos rodeados de elementos matemáticos e o livro mostra muitos desses elementos, através de um grafismo concebido para ser atraente e ao mesmo tempo eficaz», afirmam.

Manuais escolares vendidos em «packs enganadores»

A intervenção dos professores não se fica pelo material escrito, indicando também soluções gráficas a que a ilustradora dá o tratamento final. «A editora deu-nos muita liberdade neste campo», referiu Manuel Linhares, professor da EB1 de Moutidos.

«Em muitos aspectos fomos inovadores», resume o docente, dando como exemplo o facto deste livro apresentar já «noções de estatística», muito embora tal não faça ainda parte dos programas oficiais de Matemática.

Carla do Lago, da Escola da Pícua, refere que a EEPG atribuiu este prémio por entender que é «um manual cujas páginas respiram por si, que não é maçudo».

A EEPG também destacou o facto do livro não ser «nada abstracto».

Segundo Alberta Rocha, «hoje continua a insistir-se muito no algoritmo, em contas e mais contas, sem qualquer sentido». Trata-se de um ensino que «não está adaptado à realidade» e que ainda é praticado por «professores provavelmente agarrados a sistemas antigos de dar a Matemática».

Manuel Linhares observou que «não existem situações problemáticas para pôr os miúdos pensar de uma forma diferente», concluindo que «é o treino pelo treino, mais nada».

Carla do Lago defende que «o importante, primeiro, é o aluno, durante um ano inteiro, treinar linguagens matemáticas, porque o algoritmo é uma situação abstracta para ele e ele vai fazê-lo desprovido de qualquer raciocínio matemático».
Continue a ler esta notícia

Relacionados