Lagoa: três dos quatro doentes perderam a visão - TVI

Lagoa: três dos quatro doentes perderam a visão

Equipa médica do Hospital dos Capuchos decidiu suspender os tratamentos

Relacionados
Última actualização às 17:54

Os três doentes operados às cataratas na clínica de Lagoa, no Algarve, perderam definitivamente a visão.

Segundo apurou a TVI, a equipa médica do Hospital dos Capuchos, em Lisboa, decidiu na manhã desta segunda-feira, suspender os tratamentos que tentavam recuperar a visão dos pacientes. Cada um tinha sido operado a um olho.

A outra pessoa continua com prognóstico muito reservado esta semana devem ser feitas intervenções cirúrgicas.

Uma informação que surge um dia depois do oftalmologista holandês responsável pela clínica ter prestado declarações às autoridades.

Juiz aconselha queixa

Em declarações à agência Lusa, o juiz desembargador Eurico Reis aconselhou os quatro doentes que a apresentarem queixa às autoridades.

«O primeiro conselho que poderia dar é que sempre que exista uma situação em que uma pessoa se sinta vítima de erros de saúde deve dirigir-se às entidades competentes, como a Polícia Judiciária ou o Ministério Público e também às instituições do Ministério da Saúde», disse o juiz.

Eurico Reis presidiu a comissão de acompanhamento do processo das seis pessoas que ficaram cegas após uma operação no Hospital Santa Maria, em Lisboa.

«Muitas vezes as pessoas não se queixam. É às pessoas concretas que cabe dar o primeiro passo, não se acomodarem, apesar da situação de dor e constrangimento. Se não fizerem queixa é que nada sucederá de certeza e as pessoas que praticam actos impróprios continuarão a praticá-los impunemente», frisou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados