O que dois gramas de sal a menos poderiam fazer por si - TVI

O que dois gramas de sal a menos poderiam fazer por si

Sal na Cozinha

Taxa de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) cairia, num espaço de cinco anos, entre 30 e 40 por cento

Relacionados
Se cada pessoa diminuísse em dois gramas a quantidade de sal ingerida diariamente a taxa de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) cairia num espaço de cinco anos entre 30 e 40 por cento, diz um especialista.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, Luís Martins, disse que os portugueses ingerem em média 12 gramas de sal por dia e que o desejável seria tentar passar para 10 gramas diárias.

O responsável apresenta esta sexta-feira no 3.º Congresso Português de Hipertensão, que decorre até domingo em Vilamoura, o estudo «O que sabem os portugueses sobre hipertensão», baseado nos resultados de mais de 700 entrevistas.

O AVC é a principal causa de morte em Portugal e a sua ocorrência está ligada ao consumo excessivo de sal e hipertensão, estimando-se em 16 mil o número de AVC por ano, ocorrendo entre três e quatro por hora.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de sal seja de 6 gramas para um adulto, mas em Portugal consome-se em média o dobro, quantidade considerada excessiva por Luís Martins.

«O que me preocupa é que há crianças de cinco anos a ingerir 12 gramas de sal por dia quando deveriam consumir apenas dois», refere, acrescentando que em adultos poderão vir a sofrer de doenças mais cedo.

Os alimentos a evitar, por estarem mais associados ao sal, são em primeiro lugar os produtos de charcutaria, seguidos dos «snacks» e aperitivos, conservas e produtos enlatados e pão.

Segundo Luís Martins, nenhum produto é «proibido» desde que consumido com moderação e bom-senso, até porque, no caso do pão, este é um alimento «essencial» em termos de fibras e cereais.

«Um adulto deve comer cerca de 40 quilos de pão por ano, mas deve tentar procurar aqueles que têm menor teor de sal», disse, observando que um quilo de pão tem em média 20 gramas de sal, quando o desejável seria cerca de 11 gramas.

Aconselhável é também optar pelos produtos magros, evitar usar produtos de charcutaria ou enlatados na preparação das refeições e não adicionar sal à mesa. O sal deve também ser substituído por ervas aromáticas para temperar e dar sabor aos alimentos e deve optar-se por fazer cozidos e grelhados, em detrimento dos assados e fritos, mais prejudiciais para a saúde.
Continue a ler esta notícia

Relacionados