Saúde: greve com 80 por cento de adesão - TVI

Saúde: greve com 80 por cento de adesão

Profissionais de diagnóstico queixam-se da falta de revisão do estatuto da carreira

Cerca de 200 profissionais de diagnóstico e terapêutica manifestaram esta quarta-feira a sua «indignação» contra o processo negocial de revisão de carreiras em Lisboa, marcando desta forma, uma jornada de greve que, prevêem os sindicatos, terminará com uma adesão de 80 por cento.

Esta tarde, em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, cerca de 200 profissionais de diagnóstico e terapêutica vestidos com batas brancas e munidos com apitos de plásticos e bandeiras manifestaram o seu descontentamento gritando: «Mentirosos!».

Em causa está a revisão das carreiras de cerca de 10 mil profissionais, iniciada em Outubro de 2008, porém, o processo ainda continua em aberto.

Os profissionais de diagnóstico e terapêutica, responsáveis por análises clínicas, radiografias, e outros exames protestam de discriminação em relação a médicos e enfermeiros, que conseguiram concluir com o executivo em funções as negociações relativas às suas carreiras.

«Estamos absolutamente estupefactos com este processo, é o mínimo que se pode dizer», criticou Almerindo Rego, que atribui ao Governo as culpas de ainda não ter sido ultrapassada a fase inicial de negociações.

Almerindo Rego adiantou ainda que o dia de greve que os técnicos de diagnóstico e terapêutica cumpriram pode terminar com uma adesão de cerca de 80 por cento, números que os sindicatos, «surpreenderam dado ao momento político».
Continue a ler esta notícia