Governo inspecciona produtos tradicionais - TVI

Governo inspecciona produtos tradicionais

ASAE

Ministro garante que existência destes produtos não está em causa, mas quer fazer face a «tanta insegurança»

Relacionados
O ministro da Agricultura mandou fazer uma inspecção aos produtos tradicionais, face a «tanta insegurança», e voltou a garantir que a existência destes produtos não está em causa.

Jaime Silva, que falava na comissão parlamentar dos Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional, afirmou que «ninguém, nem no Ministério [da Agricultura] nem na Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) ou na Comissão Europeia, põe em causa a existência de produtos tradicionais».

«Alguém está a tentar ganhar dinheiro com esta situação», ou seja, com as dúvidas que têm sido divulgadas acerca da continuação de vários produtos tradicionais portugueses, o que está a criar insegurança junto dos produtores.

O ministro da Agricultura recordou que há, pela primeira vez, uma política de segurança alimentar e que existem regras, por exemplo de higiene, que é necessário cumprir.

Há cerca de duas semanas, a especialista Ana Soeiro, engenheira agrónoma e antiga funcionária do Ministério da Agricultura, anunciou que as autarquias e pequenos produtores vão criar uma associação para proteger os mais de 700 produtos tradicionais portugueses que, segundo Ana Soeiro, correm «risco de desaparecer» devido à legislação em vigor.

«Não vou autorizar nem aceitar que nenhum funcionário ou ex-funcionário do Ministério da Agricultura venha a ganhar dinheiro com isto. É preciso que todos os produtores saibam que não têm de pagar nada a ninguém para estar tranquilos», disse o ministro, escusando-se a apontar nomes.

Jaime Silva afirmou que a legislação comunitária é feita «num pressuposto muito claro» e «não põe em causa os produtos tradicionais nem a maneira da sua fabricação», tendo mesmo um artigo que contempla a isenção para produtos tradicionais comercializados em pequenas quantidades e não periodicamente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados