Peões «são mal-educados» - TVI

Peões «são mal-educados»

  • Portugal Diário
  • 11 nov 2007, 23:53

23 multas em oito meses. Mas também há passadeiras mal colocadas

Relacionados
Nos primeiros oito meses de 2007, foram passadas 23 multas a peões que não cumpriram as regras, revelou a SIC. São poucas, mas a fiscalização também não é muita. E, no entanto, é frequente ver pessoas que atravessam sem cuidado, sem usar as passadeiras e a desrespeitar os semáforos.

Os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a que a SIC teve acesso, revelam que foram aplicadas 15 contra-ordenações a peões que atravessaram num local indevido, com uma passadeira a menos de 50 metros.

Mas há também cinco casos de pessoas multadas por atravessarem sem antes se certificarem de que não havia perigo de acidente. E ainda um caso que puniu o trânsito de um peão na faixa de rodagem, outro que penalizou uma pessoa que parou na estrada ou no passeio a bloquear a entrada para uma garagem, e um único caso de passagem com o semáforo vermelho.

O presidente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, João Manuel Ramos, admitiu à SIC que «os peões são mal-educados», mas, diz não são a raiz deste problema: «Temos que perceber por que não foram educados e por que não confiam no sistema. Os peões no Código da Estrada nunca surgem como uma entidade a proteger».

Para além disso, há passadeiras mal colocadas e outras mal sinalizadas. João Manuel Ramos há muito que alerta para este perigo e afirma que «são um elemento adicional de perigo e descredibilizam a ideia de que uma passadeira é um local sagrado para a segurança dos peões». Essa é a razão, aliás, para os a maior parte dos peões «infrigirem as regras do Código da Estrada».

Manuel João Ramos alertou a Câmara Municipal de Lisboa através de um requerimento uma passadeira mal colocada na Rua do Marquês de Sá da Bandeira, junto à Gulbenkian. Recebeu resposta há sete meses, num despacho onde se reconhecem os erros de concepção daquela passadeira. Mas até agora nada saiu do papel.

Todos os meses morrem, em média, dez pessoas por atropelamento. Só este mês já houve sete vítimas mortais, em pouco mais de uma semana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados