Hospital contrata especialistas espanhóis - TVI

Hospital contrata especialistas espanhóis

  • Portugal Diário
  • 5 mar 2008, 19:39

Barreiro: sete novos médicos oftalmologistas deverão reduzir a lista de espera nas cirurgias às cataratas

Relacionados
O Hospital Nossa Senhora do Rosário (HNSR), no Barreiro, confirmou esta quarta-feira ter contratado dois especialistas espanhóis em oftalmologia para reduzir a lista de espera nas cirurgias às cataratas, esperando-se que efectuem 234 intervenções este mês, noticia a agência Lusa.

A administração do Hospital contratou José Antonio Lillo Bravo, especialista em oftalmologia, de nacionalidade espanhola para chefiar a equipa que tem um segundo especialista em oftalmologia também espanhol, Francisco Javier Fernandez Perianes, na qualidade de cirurgião-ajudante.

«Algarve tem poucos neurocirurgiões»

Faltam quatro mil enfermeiros

«As razões que fundamentam esta decisão de contratar os serviços clínicos daqueles médicos espanhóis são, só e exclusivamente, as de dar satisfação às necessidades da população e que o HNSR tem a seu cargo», referiu a administração do hospital em comunicado depois de contactada pela Lusa.

«Neste sentido, com carácter esporádico, tendo sido obtida informação favorável do director do serviço de Oftalmologia deste Hospital, o contrato estabelecido visa reduzir uma lista de espera para cirurgia oftalmológica às cataratas, que teima em persistir ao longo dos últimos tempos e que tem constituído motivo de reclamação de alguns utentes», acrescentou.

A administração defende que em 2007 engrossaram a lista 616 novas propostas cirúrgicas às cataratas, contra as 359 que foram realizadas, estando em 31 de Dezembro de 2007 cerca de 384 utentes a aguardar consulta em oftalmologia, a que se acrescenta o número de utentes em processo de referenciação nos centros de saúde.

«O contributo desejado é de realização, já no mês de Março, de 234 cirurgias naquela especialidade, com eficiência económica relativamente ao encaminhamento de utentes para o sector privado, numa base de aproximadamente metade por doente operado, aos custos actuais», esclarece o mesmo documento.

O HNRS garante que desta forma vai dar o necessário apoio à Unidade de Oftalmologia, com os seus sete oftalmologistas, que vê reduzir a lista de espera a seu cargo.

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, declarou recentemente que considera lamentável este método de recrutamento para a erradicação das listas de espera, alegando que os critérios economicistas não devem prevalecer sobre a segurança dos utentes, ao mesmo tempo que questiona a assumpção de responsabilidades na eventualidade complicações pós-operatórias.

A Administração do hospital garante que está à disposição de Pedro Nunes para esclarecer os motivos desta decisão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados