Força Aérea deixa Ota em 2010 - TVI

Força Aérea deixa Ota em 2010

  • Portugal Diário
  • 27 mar 2007, 12:42

Istalações militares vão ser transferidas para base de Ovar

Relacionados
O centro de instrução da Força Aérea Portuguesa (FAP) vai deixar a Ota dentro de três anos, em 2010, ano em que está previsto o início das obras do novo aeroporto, e passar para a base de Ovar, noticia a agência Lusa.

Um porta-voz da FAP disse à Lusa que a decisão de transferir as instalações do Centro de Formação Militar e Técnica para Ovar foi tomada, no início do mês, pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general Luís Araújo.

De acordo com o despacho do CEMFA, citado na edição desta terça-feira do Jornal de Notícias, o general Luís Araújo argumenta com o facto de a localização do aeroporto ter sido «decidida em 2000 e corroborada pelo actual Governo».

«O processo de transferência será longo e coincidirá com o início das obras na Ota do novo aeroporto», disse a mesma fonte.

As obras do novo aeroporto internacional da Ota, orçamentado em três mil milhões de euros, estão programadas pelo Governo para arrancarem em 2010 e a inauguração poderá acontecer sete anos depois, em 2017.

A mesma fonte explicou que «o que conta» para a Força Aérea é que a decisão está tomada pelo Executivo e não o debate e a polémica em torno da localização do novo aeroporto na Ota, que PSD, CDS-PP, técnicos e especialistas querem que seja repensada.

Anualmente, passam pelo Centro de Formação Militar e Técnica da FAP mais de 1.500 militares, para receber formação técnica em várias áreas, desde controladores aéreos a técnicos de meteorologia e é lá que existem os simuladores de voo para os pilotos.

A transferência do centro para Ovar implicará, segundo a mesma fonte, a adaptação do Aeródromo de Manobra nº 1, uma base NATO, às novas funções, provavelmente com a construção de novas instalações.
Continue a ler esta notícia

Relacionados