Antigo segurança de Sá Carneiro detido - TVI

Antigo segurança de Sá Carneiro detido

Francisco Sá Carneiro

Está no TIC, depois de ter sido detido por posse ilegal de arma

Relacionados
José Esteves, antigo segurança e um dos nomes ligado ao «Caso Camarate», foi detido esta terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ), e encontra-se a depor no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa (TIC), soube a agência Lusa de fonte policial. O PortugalDiário sabe que José Esteves foi detido, através da Direcção Central de Combate ao Banditismo, no dia de ontem, em Lisboa, na posse de arma de fogo proibida.

Teófilo Santiago, director da Direcção Central de Combate ao Banditismo, desmentiu ao PortugalDiário que a detenção de José Esteves esteja relacionada com o caso Camarate ou com a entrevista que será publicada amanhã na Focus, na qual o antigo segurança admite ter colocado o engenho que fez explodir o Cessna, onde viajava Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.

Segundo comunicado da Polícia Judiciária, «a arma de fogo foi-lhe apreendida no cumprimento de mandados de busca domiciliária no âmbito de uma investigação alargada a múltiplas ameaças com a prática de crimes acompanhadas de actos susceptíveis de causar alarme público».

A DCCB é uma direcção da PJ que investiga crimes como tráfico de seres humanos, auxílio à imigração ilegal, raptos, sequestros, entre outros.

José Esteves admite ter colocado engenho no Cessna

Numa entrevista à revista Focus, a publicar quarta-feira, José Esteves assume ser o autor de um engenho que fez explodir a aeronave Cessna onde seguiam o então primeiro-ministro português Francisco Sá Carneiro, a sua mulher Snu Abecassis, o chefe de gabinete António Patrício Gouveia, e o ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa, assim como os dois pilotos do aparelho, a 4 de Dezembro de 1980.

Recorde-se que o caso prescreveu em Setembro deste ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados