Mega-tapete feito com cascas de alimentos - TVI

Mega-tapete feito com cascas de alimentos

  • Portugal Diário
  • 12 dez 2007, 16:19

Quinta edição do megacozido à portuguesa de Riba d'Âncora, em Caminha, está marcada para domingo

Relacionados
A quinta edição do megacozido à portuguesa de Riba d'Âncora, em Caminha, marcada para domingo, vai ter como atractivo suplementar um tapete elaborado pelas crianças da freguesia, feito integralmente a partir das cascas dos alimentos usados.

Fonte da organização disse hoje à Lusa que aquele tapete terá seis metros de comprimento por dois de largura e será confeccionado por duas dezenas de crianças, dos dois aos cinco anos, num trabalho que começa quinta-feira e se prolonga até domingo.

No arranjo do tapete, os artesãos de palmo e meio utilizarão as cascas dos alimentos do megacozido, nomeadamente dos ovos, cebolas e cenouras, entre muitos outros. Com esta iniciativa, a organização pretende alertar os cerca de 1500 participantes esperados no almoço para as questões ambientais e para a importância da reciclagem.

Em 2006, o megacozido homenageou cinco pessoas centenárias do Vale do Âncora, tendo por momento alto a entrega de uma camisola do Futebol Clube do Porto, autografada pela sua equipa principal, a um dos idosos que apadrinhou a iniciativa.

Há dois anos, uma aguarela gigante foi pintada pelos participantes no almoço e acabaria por ser doada para a Igreja Paroquial de Riba d'Âncora.

O megacozido realiza-se pelo quinto ano consecutivo, com o objectivo de angariar verbas para as obras de recuperação da igreja e das capelas de Riba d'Âncora e, também, para propiciar um momento de encontro e de confraternização entre os habitantes da região.

Para o almoço deste ano, a organização realizou a matança tradicional de cinco porcos, contabilizando já duas mil chouriças, 20 presuntos e centenas de quilos de carne.
Continue a ler esta notícia

Relacionados