Grupo Ocidental dos Açores sob aviso laranja - TVI

Grupo Ocidental dos Açores sob aviso laranja

Mau tempo em Espanha

Tempestade «Otto» ainda causa problemas e o vento forte vai fazer-se sentir, durante a manhã

As ilhas do Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores vão permanecer sob aviso laranja, durante a manhã desta segunda-feira, por causa da intensidade do vento, resultante da passagem da depressão «Otto». A informação foi avançada à Lusa pelo meteorologista João Fernandes.

«O aviso laranja [o segundo mais grave] irá manter-se, pelo menos, durante parte da manhã. O aviso é até às 09:00 (10:00 em Lisboa) e, a partir daí, o vento deverá começar a diminuir e passar para amarelo», o menos grave, adiantou o meteorologista contactado nos Açores, explicando que o vento irá ainda «soprar com alguma intensidade».



No período da tarde, prosseguiu, o vento deverá rodar para noroeste e, só então, é que começará «a diminuir de intensidade», embora de uma forma gradual.

Desde a noite de domingo que as ilhas açorianas do Corvo e das Flores estão sob influência da tempestade tropical «Otto», que provocou chuva, trovoadas e vento forte à sua passagem.

Na sequência da depressão, o Instituto de Meteorologia accionou o aviso laranja para as ilhas do Grupo Ocidental dos Açores, que permanecem ainda numa situação meteorológica de risco moderado a elevado.

De acordo com João Fernandes, a depressão pós-tropical «Otto» passou esta noite a noroeste da ilha das Flores, com a estação meteorológica a registar «a rajada máxima de cerca de 107 Km/h» e «vento médio na ordem dos 70 Km/h».

Para esta segunda-feira, o IM prevê que o Grupo Ocidental dos Açores apresente céu muito nublado, com abertas a partir da tarde e com períodos de chuva e aguaceiros, por vezes fortes, durante a madrugada e princípio da manhã. O vento será de sul, forte a muito forte (50/75 km/h), com rajadas até 120 km/h, rodando para noroeste e tornando-se gradualmente fresco (30/40 km/h).

O mar, por sua vez, estará alteroso a tempestuoso, tornando-se gradualmente cavado, com ondas de sudoeste de cinco a seis metros e passando depois a noroeste.
Continue a ler esta notícia