Há uma nova esperança para doentes com cancro no fígado - TVI

Há uma nova esperança para doentes com cancro no fígado

Doente não terá complicações pós-operatórias

Técnica com recurso a radioterapia para doentes com tumor no fígado e que não podem ser operados já está disponível em Portugal

Chama-se radioembolização com micro-esferas e é um tratamento radioactivo que chega directamente ao alvo, ou seja ao tumor. É utilizado principalmente em tumores do fígado, impossíveis de tratar com a radioterapia convencional, e já está disponível em Portugal.

Antes da substância radioactiva ser administrada ao doente há uma serie de cálculos que têm obrigatoriamente de ser feitos. São o garante de que as partículas radioactivas vão atingir apenas a zona escolhida no fígado e não a totalidade do órgão ou os órgãos vizinhos, como os pulmões. Só depois de terem sido feitos os cálculos se sabe a quantidade de dose que deve ser preparada.

O material radioactivo é produzido num reactor no Canadá.

Preparadas as micro-esferas radioactivas, há agora que transportá-las do laboratório até ao bloco operatório. No doente que as vai receber foi introduzido já um cateter que conduzirá o material radioactivo ao local exacto onde tem o tumor.

Veja aqui a operação

Este tratamento radioactivo que dá uma nova esperança a doentes com cancro no figado.
Continue a ler esta notícia