Escuteiros «dão o nó» para entrar no Guinness - TVI

Escuteiros «dão o nó» para entrar no Guinness

  • Portugal Diário
  • 13 abr 2007, 11:54

Objectivo é tentar construír a maior corda do mundo em cinco minutos

Relacionados
«Amarrados» à vontade de entrar para o livro do Guinness, 400 escuteiros e amigos do maior agrupamento do país, em Linda-a-Velha, vão tentar sábado construir, em cinco minutos, a maior corda do mundo com 7.500 metros, noticia a agência Lusa.

A partir das 11:30, no Estádio Nacional, em Oeiras, doze mil pedaços de corda serão atados com cerca de 9.500 nós direitos, o nó representado na insígnia mundial do escutismo, que conta já 100 anos de existência.

«Vamos dar o nó?» é a pergunta que dá nome à iniciativa, cinco minutos é o tempo disponível para a resposta, uma «tarefa gigantesca», mas que o responsável do agrupamento 626 de Linda-a-Velha, Carlos Moreira, acredita ser possível.

«Acho que vamos conseguir. É um nó que se aprende no Corpo Nacional de Escutas e não é muito complicado», explicou à Lusa, frisando que o apoio do público será «uma ajuda indispensável».

Carlos Moreira adiantou que o objectivo não é apenas entrar para o Livro Guinness dos Recordes, ultrapassando a actual corda mais comprida, com 5.360 metros, mas também «apelar à fraternidade» e «dar visibilidade à celebração do centenário» do movimento escutista mundial.

A avaliar a qualidade dos nós e o cumprimento dos requisitos necessários para a declaração do recorde estará o vice-presidente da Escola Náutica Infante D. Henrique, um representante da Federação Portuguesa de Vela e outro da Federação Portuguesa de Campismo, e dois responsáveis do escutismo.

Às 17h, a população será convidada a participar num cordão humano, que «esticará» a corda pelas principais ruas de Linda-a-Velha.
Continue a ler esta notícia

Relacionados