Queixa-crime contra obras com acidentes mortais - TVI

Queixa-crime contra obras com acidentes mortais

  • Portugal Diário
  • 21 dez 2007, 17:40

Sindicato quer denunciar locais onde morreram trabalhadores

Relacionados
O Sindicato da Construção do Norte anunciou esta sexta-feira que vai apresentar uma queixa-crime contra os donos das obras onde morreram trabalhadores nos concelhos de Paredes, Leiria e Setúbal, segundo noticia a agência Lusa.

Nestes três acidentes morreram oito trabalhadores como, segundo o presidente do sindicato, Albano Ribeiro, resultado de uma «violação grosseira das normas de segurança» por parte dos donos das respectivas obras.

«Tem que haver punição criminal por estas mortes e nós estamos a ver com os nossos advogados qual a melhor forma de apresentar uma queixa-crime», disse o sindicalista.

De acordo com o dirigente, a intervenção pedagógica levada a cabo em 2007, com a distribuição de materiais alusivos às questões de saúde, higiene e segurança nos locais de trabalho, «valeu a pena».

«Os trabalhadores ficaram mais sensibilizados para respeitar e utilizar os meios de protecção, quer individuais, quer colectivos», referiu.

Segundo Albano Ribeiro, Portugal deixou agora de ter o título de «campeão europeu» em acidentes de trabalho e pode verificar-se que há cada vez mais empresas sensibilizadas para investir na segurança.

«Sabem que isso não significa um custo, mas sim um investimento para trabalhar com mais qualidade e segurança», acrescentou.

No entanto, advertiu o sindicalista, coloca-se agora um outro objectivo aos parceiros sociais que é o de intervirem nas empresas de pequena e média dimensão, onde a ausência de meios de protecção, individuais e colectivos, ainda é a principal fonte dos acidentes mortais, representando cerca de 70 por cento do total.
Continue a ler esta notícia

Relacionados