Traída pelo Governo: Parpública pede desculpa - TVI

Traída pelo Governo: Parpública pede desculpa

E admite erro ao permitir que a autora da denúncia tenha sido exposta

O PortugalDiário noticiou esta sexta-feira que Alice Marques escreveu um e-mail ao Governo, denunciando o que considerava ser uma alegada dívida fiscal de uma empresa. As perguntas que enviou ao cuidado do Ministério das Finanças acabaram na mão da administradora da firma para a qual trabalhava. O PortugalDiário recebeu o direito de respostas da administradora em causa, que confirma ter recebido o e-mail através da Parpública, empresa que detinha 75 por cento das Fábricas Mendes Godinho, onde Alice Marques trabalhava.

O PortugalDiário foi contactado pelo gabinete do ministro das Finanças, dando conta que a Parpública irá apresentar «um pedido de desculpas à senhora Alice Marques, pelas consequências eventuais que a senhora tenha sofrido devido a essa situação».

Na elaboração da notícia, o gabinete do ministro das Finanças explicou ao PortugalDiário como funciona habitualmente o «circuito» de denúncias fiscais. Esta sexta-feira, e sobre o tema da notícia, o gabinete afirmou que a denúncia foi para a secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, que reencaminhou a questão para a Direcção-Geral dos Impostos, e para a secretaria de Estado do Tesouro e Finanças, que, por sua vez, a enviou para a Direcção-Geral do Tesouro e para a Parpública, «por serem entidades que tinham interesse neste assunto, podendo desencadear alguma investigação, visto que a empresa em questão era participada pela Parpública».

A situação chegou ao conhecimento da empresa alvo da denúncia «por erro da Parpública, potenciado pelo facto de a administradora da empresa ser sua funcionária uma vez que é também representante na Fábrica Mendes Godinho». Acrescente-se que a Parpública também está obrigada - à semelhança da Direcção-Geral das Contribuições e Impostos - ao dever de confidencialidade.
Continue a ler esta notícia