PSP tem feito «muito» pelos direitos das crianças e dos idosos - TVI

PSP tem feito «muito» pelos direitos das crianças e dos idosos

Escola segura

No Dia Internacional dos Direitos do Homem, o ministro da Administração Interna destacou a importância dos programas de policiamento de proximidade da PSP

Relacionados
No Dia Internacional dos Direitos do Homem, Rui Pereira classificou como «muito relevante» o papel da PSP na defesa dos direitos das crianças e dos idosos. O ministro da Administração Interna destacou, esta sexta-feira, a relevância do policiamento de proximidade e dos programas de protecção de vítimas.

«Tem havido uma grande evolução nas garantias dos Direitos Humanos. Hoje os agentes da PSP são polícias integrais, pois têm responsabilidade noutras matérias. O policiamento de proximidade, assim como alguns programas de protecção de vítimas mais vulneráveis, como as crianças e os idosos, e os contratos locais de segurança têm sido fundamentais para tutelar esses direitos», referiu Rui Pereira, ouvido pela agência Lusa.

Em 2006 nasceu o Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (PIPP). Para este projecto a PSP criou duas equipas de proximidade: uma de apoio à vítima (EPAV) e outra afecta ao programa Escola Segura (EPES).

As equipas de Apoio à Vítima são responsáveis pela prevenção e vigilância em áreas comerciais, vigilância em áreas residenciais maioritariamente habitadas por cidadãos idosos, prevenção da violência doméstica, apoio às vítimas de crime e acompanhamento pós-vitimação.

Por seu turno, as equipas do programa Escola Segura são responsáveis pela segurança e vigilância nas áreas escolares, nomeadamente, na prevenção da delinquência juvenil.
Continue a ler esta notícia

Relacionados