«Os medos dos professores...» - TVI

«Os medos dos professores...»

Manifestação dos professores em Lisboa [Filipe Caetano]

Livro lançado esta terça-feira identifica os três maiores medos dos docentes

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O nível salarial, a desmotivação escolar dos alunos e a indisciplina são três dos maiores medos dos professores portugueses, segundo um livro esta terça-feira lançado em Lisboa que resulta de uma tese de mestrado de uma docente, escreve a Lusa.

Com o título «Os medos dos professores... e só deles?» o livro de Luísa Cristina Fernandes faz uma análise dos principais medos dos professores em contexto escolar com base num estudo de campo com entrevistas informais a uma amostra de 208 docentes de vários níveis de ensino.

A ideia surgiu-lhe há dez anos quando foi orientadora de estágio.

«Queria ajudar os professores em início de carreira a superar os seus medos e não sabia como, por isso, decidi estudar o tema», explicou, em declarações à agência Lusa.

Na sua investigação, Luísa Fernandes encontrou alguns caminhos para enfrentar os medos sendo um deles a partilha de experiências e de estratégias.

«É possível superar os medos se todos partilharmos, no sentido da entreajuda», disse.

A autora apresenta os sete principais medos dos professores, destacando-se como o maior o de cariz económico, nomeadamente o medo do salário não permitir satisfazer as necessidades pessoais e familiares, logo seguido de um outro mais ao nível pedagógico e que se prende com o receio do professor não saber lidar com a desmotivação escolar dos jovens.

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Os professores não entendem por que é que muitos dos alunos não prestam atenção aos que lhes é ensinado nas aulas e tal incompreensão fá-los temer não saber lidar com a situação.

O terceiro medo com a média de respostas mais elevada está relacionado com a indisciplina e é o medo de o professor ter alunos violentos.

Este medo constitui, na actualidade, o principal factor de mal-estar para muitos professores, uma vez que nos últimos anos tem havido um aumento da frequência e da gravidade das situações de violência nas escolas e de indisciplina dos alunos na sala de aula.

Segundo a autora, o quarto medo está relacionado com assuntos mais específicos da gestão ministerial da profissão, nomeadamente com a possibilidade de os professores virem a dar aulas numa escola muito longe de casa.

O quinto medo volta a ligar-se à temática da indisciplina: os docentes receiam não saber lidar com alunos violentos.

Os docentes têm ainda medo de ter algum esgotamento derivado da profissão e de lhes ser atribuído um horário zero (sem componente lectiva).
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