Portugueses incentivados a serem canadianos - TVI

Portugueses incentivados a serem canadianos

  • Portugal Diário
  • CR
  • 5 abr 2008, 10:48
Alex de 9 anos, nasceu no Canadá, segura um cartaz de despedida da professora e colegas da escola. À chegada aos Açores

Casa dos Açores de Ontário promove iniciativa e explica porquê

Relacionados
A Casa dos Açores do Ontário promove este sábado a primeira sessão pública com o objectivo de incentivar e apoiar os portugueses residentes no Canadá a obter a nacionalidade canadiana, refere a Lusa.

Fátima Pinheiro, directora da instituição, reconheceu tratar-se de uma iniciativa inédita no seio das associações portuguesas existentes no país.

O objectivo, assinalou, «é ajudar mais portugueses a tornarem-se cidadãos canadianos para que possam votar e eleger mais políticos portugueses para os vários níveis de instituições políticas no Canadá».

O Canadá permite a dupla nacionalidade, pelo que os portugueses que sejam residentes permanentes no país há mais de três anos e não tenham antecedentes criminais poderão candidatar-se e tornarem-se simultaneamente canadianos.

Ao todo, são oito as sessões de «Citizenship Drive» que a associação açoriana organizará em Abril (dias 5, 6, 26 e 27) e Maio (nos dias 2, 4, 24 e 25).

O apoio da associação desdobra-se em duas prestações: Primeiro, ajudar a preencher os formulários do processo de requerimento para a cidadania canadiana e, num segundo momento, dar lições sobre dados do Canadá necessários para o teste de conhecimentos englobado na aquisição da cidadania.

«Esta era uma ideia de há longa data da direcção da Casa dos Açores do Ontário mas só agora posta em prática porque temos novas instalações», explicou, adiantando que se realiza em concertação com os governos do Ontário e dos Açores.

As intenções estavam previstas na concretização do projecto de construção da nova sede da associação em Toronto, o qual recebeu apoios financeiros governamentais do Ontário e dos Açores.

A directora indicou que o Executivo açoriano tem insistido na importância de os portugueses obterem a nacionalidade canadiana e elevarem a participação política na sociedade de acolhimento.

Mário Silva, o único deputado luso-canadiano no Parlamento federal em Otava, expressou, entretanto, o seu apoio a esta iniciativa da associação açoriana, recomendando igualmente aos portugueses que se tornem canadianos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados