Os portugueses já podem desfrutar das esplanadas, mas há limites e até um guia de boas práticas.
A AHRESP, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, atualizou, na segunda-feira, o guia que serve de referência aos estabelecimentos, com as regras que “respeitam as diversas orientações emitidas pela DGS” bem como a “legislação aplicável atualmente em vigor”.
Aos clientes, a partir de agora, deve ser “exigido o cumprimento das regras”, como, por exemplo, “não modificar a orientação de mesas e cadeiras”.
Apesar de a AHRESP não fazer qualquer referência ao uso de máscara entre os clientes, de acordo com a Direção-Geral da Saúde e a legislação em vigor a máscara deve estar colocada sempre que as pessoas não estejam a consumir.
E com ou sem máscara, em cada mesa "os coabitantes podem sentar-se frente a frente ou lado a lado a uma distância inferior a 2 metros".
Veja também:
- ESPLANADAS E CAFÉS AO FIM DE SEMANA SÓ ATÉ ÀS 13:00. HORÁRIO DOS SUPERMERCADOS ALARGADO
- COVID-19: NOVE CONSELHOS PARA O REGRESSO ÀS ESPLANADAS E AOS GINÁSIOS
- DESCONFINAMENTO: "AS PESSOAS ESTÃO A SER PESSOAS", DIZ ESPECIALISTA
Sabemos, pelo Governo, que não podem estar mais de quatro pessoas à mesma mesa, exceto se pertencerem ao mesmo agregado familiar, mas, sobre o distanciamento físico, as regras são mais claras.
É necessário garantir o distanciamento físico entre as pessoas durante o período de funcionamento dos estabelecimentos", alerta a associação.
Ou seja, é importante “manter uma distância de, pelo menos, dois metros”, seja “entre as pessoas”, “entre as mesas”, “nas filas de espera no exterior” ou “nas filas de espera para pedidos/pagamentos”.
E se os lugares estiverem dispostos "em diagonal" melhor ainda "para facilitar a manutenção da distância de segurança". Já os lugares em pé, "pela dificuldade de garantir a distância entre pessoas, estão desaconselhados".
Mas, mesmo que respeite o distanciamento, não basta chegar e sentar-se.
Os clientes, que devem higienizar as mãos com frequência, devem também “evitar tocar em superfícies e objetos desnecessários”. Também devem "evitar" circular pelo espaço, a menos que tenha de ir à casa de banho e, mesmo assim, deve ter o cuidado de se afastar dos demais.
A circulação de pessoas para as instalações sanitárias devem ocorrer em circuitos onde seja possível manter a distância adequada entre as pessoas que circulam e as que estão sentadas nas mesas", observa a AHRESP.
E melhor do que aparecer sem aviso será mesmo avisar.
Sempre que possível e aplicável, promover e incentivar o agendamento prévio para reserva de lugares por parte dos clientes", sugere a AHRESP.
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal recomenda, ainda, várias boas práticas aos estabelecimentos, tanto no atendimento ao público como aos fornecedores.
Guia para as esplanadas by TVI24 on Scribd