O que os portugueses pensam do estado da nação? - TVI

O que os portugueses pensam do estado da nação?

Estudo conclui que a imagem de Portugal lá fora é melhor do que a imagem cá dentro. Justiça com nota negativa, saúde e educação passam no exame

Relacionados
Em dia de debate do estado da nação no Parlamento, o que é que os portugueses pensam do estado em que está Portugal? A resposta está num estudo de opinião realizado pela Fundação Voz Populis, em parceria com a Marktest, intitulado Índice Vox Populis, escreve a Lusa.

Veja o debate de antevisão realizado no TVI24

A economia nacional, a corrupção e a justiça recebem nota negativa dos portugueses que dão uma avaliação mais positiva à imagem de Portugal no mundo e ao desempenho dos jornalistas.

PS admite que será um debate difícil

No segundo trimestre de 2010, os portugueses deram a sua avaliação mais negativa à economia nacional, à corrupção e Justiça. Apenas 1,6 por cento, 2,9 por cento, 3,3 por cento dos inquiridos, respectivamente, fizeram uma análise positiva das mesmas.

Em análise estiveram 12 temas sociais envolventes, tendo tido a avaliação mais positiva a imagem de Portugal (43,4 por cento), a qualidade de vida (29,7 por cento) e o meio ambiente (24,8 por cento).

Também com nota positiva, estão áreas como a Educação, Saúde e Democracia.

Principais conclusões: a economia nacional, a corrupção e a justiça recebem nota negativa dos portugueses que dão uma avaliação mais positiva à imagem de Portugal no mundo e ao desempenho dos jornalistas.

Feitas as contas, do primeiro para o segundo trimestre deste ano, os portugueses baixaram o «rating» do estado da nação em 9,8 por cento.

O estudo citado pela Lusa, que avalia o «estado da nação» resultou de 800 entrevistas representativas. O Índice Vox Populis (IVP) é um estudo de opinião realizado pela Fundação Voz Populis, em parceria com a Marktest, que apresenta a avaliação dos portugueses sobre um conjunto de temas sociais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados