Brasileiros não são discriminados em Portugal - TVI

Brasileiros não são discriminados em Portugal

Brasil (foto arquivo)

Ministro da Administração Interna contraria estudo brasileiro que constata discriminação em Portugal

O Ministro da Administração Interna português, Rui Pereira, afirma que em Portugal não há discriminação em relação aos cidadãos brasileiros contrariando a informação divulgada terça-feira no principal portal online brasileiro, referiu a Lusa.

De acordo com o ministro, Portugal ficou em segundo lugar, logo após a Suécia, num recente estudo feito pela União Europeia sobre os países que têm tido mais sucesso na integração de imigrantes. Rui Pereira garantiu que Portugal tem uma tradição profundamente humanista em relação a migrações.

A informação que foi manchete no portal UOL incluía relatos de mulheres brasileiras a destacarem a discriminação. «A discriminação em Portugal é um facto», referiram.

«Mulheres brasileiras sentem mais dificuldade para alugar apartamento»

«Mulheres brasileiras em Portugal sofrem com a discriminação e têm dificuldade para alugar apartamento», foi o título da notícia, que cita um estudo do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), realizado em Julho de 2007.

A pesquisa auscultou 400 brasileiros que vivem em Portugal e 45,3 por cento responderam ter visto muitos casos de discriminação.

«Nova lei regulariza situação de imigrantes»

Rui Pereira reforçou, entretanto, que a imigração legal é favorecida em Portugal, ao mesmo tempo em que é combatida a imigração ilegal, normalmente associada, segundo ele, a fenómenos sociais gravíssimos, como tráfico de pessoas.

Rui Pereira salientou ainda que, devido à nova Lei de Imigração, desde Outubro de 2007, foram deferidos mais de 7.000 pedidos de regularização de imigrantes em Portugal, dos quais cerca de 5.000 foram de brasileiros.
Continue a ler esta notícia