Igreja Católica acolhe fiéis anglicanos - TVI

Igreja Católica acolhe fiéis anglicanos

Papa Bento XVI em Angola

«Quando alguém nos bate à porta a pedir para ser recebido, devemos abrir a porta», diz Bispo da Igreja Lusitana

Relacionados
O Bispo D.Fernando Luz Soares, responsável da Igreja Lusitana (anglicanos) considerou, esta terça-feira, positivo o acolhimento da Igreja Católica aos clérigos e leigos anglicanos que querem «comunhão plena» com Roma, medida que, disse, aplica-se sobretudo à Igreja de Inglaterra.

«Quando alguém nos bate à porta a pedir para ser recebido, devemos abrir a porta», comentou, referindo que é positivo que «um cristão saia de uma igreja cristã para outra igreja cristã e não se junte aos indiferentes ou aos que fazem mossa aos cristãos».

D. Fernando Luz Soares comentava à Lusa o anúncio feito pela Santa Sé de que o Papa Bento XVI vai publicar uma constituição apostólica para responder aos «numerosos pedidos» de grupos de clérigos e fiéis anglicanos que desejam «entrar em comunhão plena e visível» com Roma.

«Nos últimos dois ou três anos fui contactado por alguns, poucos, sacerdotes católicos que manifestaram interesse em deixar a Igreja de Roma. Não por razões teológicas, mas por questões pessoais, que têm a ver com o casamento dos padres», afirmou.

Em Portugal o caso mais conhecido foi o do padre Saúl de Sousa, falecido há cerca de 10 dias, que foi ordenado sacerdote em 1971 depois de ter sido clérigo anglicano, numa altura em que era casado e tinha três filhos.

A Igreja Lusitana, Católica Apostólica Evangélica, membro da Comunhão Anglicana, possui 18 clérigos para cerca de cinco mil fiéis em todo o país, espalhados por 16 lugares do culto, na maioria entre a zona de Vila Franca de Xira e Alcácer do Sal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados