Professores montam tribuna pública junto ao ministério - TVI

Professores montam tribuna pública junto ao ministério

Manifestação de professores [MARIO CRUZ/LUSA]

Fenprof mobiliza docentes para concentrações na próxima semana

Relacionados
A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) vai montar uma tribuna pública junto ao Ministério da Educação no dia 3 e mobilizar os docentes para concentrações, no dia 4, em frente às direções regionais, para contestar a revisão curricular.

A revisão da estrutura curricular, que entrará em vigor em setembro, é para a FENPROF «uma armadilha para eliminar milhares de professores das escolas».

Os professores vão contestar a medida e exigir que seja suspensa.

Além da nova estrutura curricular, os sindicatos contestam a aglomeração de escolas nos chamados mega-agrupamentos e o aumento do número de alunos por turma, para um máximo de 30, do 5.º ao 12.º anos.

«Os que forem apanhados nesta teia ficarão sem horário e à mercê do desemprego ou de perigosíssimas mobilidades, que constituem uma autêntica antecâmara do desemprego», defende a FENPROF em comunicado citado pela Lusa.

A estrutura sindical prevê que sejam eliminados 10 mil postos de trabalho, num setor que nos últimos anos «viu aumentar o desemprego em 225 por cento».

A FENPROF reafirma que as medidas são ditadas pelas Finanças, no sentido de poupar 102 milhões de euros.

Na próxima semana, os professores vão montar uma «Tribuna Pública» na avenida 5 de outubro, em que serão feitos depoimentos de docentes, deputados e outras personalidades convidadas.

Junto às direções regionais de educação terão lugar concentrações de professores em Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Faro, ao final da tarde. Estas ações poderão ainda estender-se às regiões autónomas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados