Cinema português no Festival de Roterdão - TVI

Cinema português no Festival de Roterdão

  • Portugal Diário
  • 18 jan 2007, 13:03

«Transe» e «Body rice» são as películas portuguesas em destaque

Relacionados
As longas-metragens portuguesas «Body Rice» e «Transe» foram seleccionadas para participar no Festival de Roterdão, que começa a 24 de Janeiro nesta cidade holandesa, anunciou esta quinta-feira, a produtora, informa a agência Lusa.

De acordo com a Clap Filmes, «Body Rice», primeira longa-metragem de Hugo Vieira da Silva, irá participar na secção «Cinema do Futuro: Sturm und Drang» do festival de cinema independente de Roterdão.

Primeira produção portuguesa a estrear este ano a nível nacional, «Body Rice» ganhou no ano passado uma menção especial do júri do Festival de cinema de Locarno, na Suíça, «pela estimulante e original expressão cinematográfica e a corajosa criatividade».

A obra faz o retrato do quotidiano de jovens alemães com histórias problemáticas inseridos num projecto de reeducação social levado a cabo no Alentejo e conta no elenco com os actores Sylta Fee Wegmann, Alice Dwyer, Julika Jenkins, André Hennicke, Pedro Hestnes e Luís Guerra.

O mais recente filme de Teresa Villaverde, «Transe», estreado no final de Dezembro em França com o aplauso da crítica, será apresentado na secção «Cinema do Mundo: Time & Tide», na qual películas de diversos países mostram o compromisso social dos realizadores.

«Transe» mostra, através da história de Sónia (a actriz Ana Moreira), o inferno vivido pelas imigrantes apanhadas no tráfico de angariação de mulheres para as redes de prostituição na Europa.

A longa-metragem, que participou em 2006 na Quinzena dos Realizadores do Festival Internacional de Cinema de Cannes e também no Festival de Cinema de Toronto, é o quinto trabalho da realizadora, depois de «A Idade Maior», «Três Irmãos», «Os Mutantes» e «Água e Sal».

«Transe» tem argumento e realização de Teresa Villaverde e co-produção de Clap Filmes (Portugal), Gemini Films (França) e Revolver SRL (Itália), com o apoio financeiro do Instituto Português do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM) e da RTP.

O festival de cinema independente de Roterdão decorre até 04 de Fevereiro.

Tudo sobre cinema
Continue a ler esta notícia

Relacionados