Passagem de ano da Madeira entra no Guiness - TVI

Passagem de ano da Madeira entra no Guiness

  • Portugal Diário
  • 1 jan 2007, 18:00
Funchal, Madeira (Homem de Gouveia/Lusa)

Com o título de «Maior Espectáculo Pirotécnico do Mundo»

Relacionados
O livro de recordes «Guinness World Records» atribuiu à passagem de ano na Madeira o título de «Maior Espectáculo Pirotécnico do Mundo», disse hoje à Agência Lusa o secretário regional do Turismo e Cultura, João Carlos Abreu.

«É de uma relevância extraordinária esta distinção, pela promoção que faz ao destino Madeira», destacou.

Um inspector do Guinness Book esteve na Madeira a verificar, no terreno, as condições da realização do maior cartaz turístico da Região e, após o espectáculo de fogo de artifício que assinalou a passagem de ano, entregou ao secretário regional do Turismo e Cultura o certificado de «Maior Espectáculo Pirotécnico do Mundo».

O «Guinness World Records», criado em 1955, é o terceiro livro mais lido no mundo a seguir à Bíblia e ao Alcorão, sendo publicado em 37 idiomas.

Este livro, que nos últimos 52 anos já vendeu mais de 100 milhões de exemplares, regista cinco mil recordes.

Uma elipse de fogo-de-artifício de seis quilómetros de extensão e 2,7 quilómetros de largura em torno da cidade do Funchal assinalou, à meia-noite, a entrada d e 2007 na Região Autónoma da Madeira. O espectáculo teve a duração de oito minutos e subordinou-se ao tema a «Dança d as Quatro Estações», baseada na obra homónima do compositor veneziano António Vivaldi.

O fogo foi lançado de 37 postos estrategicamente colocados ao longo da baía da cidade do Funchal, sendo 31 em terra e seis em plataformas marítimas.

Esta representação pirotécnica, a cargo da empresa nortenha «Macedos Pirotecnia», envolveu 17 toneladas de fogo-de-artifício, 660.300 disparos, numa cadência d e mais de 8 mil disparos por minuto e teve um custo de 1,2 milhões de euros (com IVA). Dezenas de milhares de pessoas, entre locais, turistas (a ocupação hoteleira era de 94 por cento num parque de 29 mil camas), passageiros e tripulantes em trânsito nos oito paquetes que escalaram o porto do Funchal (cerca de 10 mil) assistiram a este espectáculo, numa noite de luar e temperatura amena.

Um dispositivo montado pelo Serviço Regional de Protecção Civil e que envolveu a PSP, a Cruz Vermelha, os Bombeiros Municipais e Voluntários Madeirenses e o SANAS - Associação Madeirense de Socorro a Náufragos assegurou a segurança do espectáculo.

O Governo Regional investiu, este ano, no programa Festa de Natal e Fim-de-Ano 6,6 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados