Viseu: PSP apreende material explosivo - TVI

Viseu: PSP apreende material explosivo

  • Portugal Diário
  • 5 abr 2007, 12:56

Oficina pirotécnica não licenciada reunia 75 quilos de pólvora

Relacionados
A PSP de Viseu anunciou esta quinta-feira a apreensão de centenas de quilos de matérias-primas utilizadas no fabrico de explosivos e milhares de diferentes foguetes numa oficina de pirotecnia do concelho, que não se encontrava licenciada, noticia a agência Lusa.

Segundo o comandante da PSP de Viseu, Azevedo Ramos, esta apreensão resulta de «uma operação da responsabilidade do Departamento de Armas e Explosivos, que contou com o apoio do Comando de Viseu», que decorreu entre 28 de Março e 3 de Abril.

Azevedo Ramos explicou que a oficina, na zona de Almargem, freguesia de Calde, «foi fiscalizada, tendo sido encontrado material que não deveria lá estar».

«A oficina não estava licenciada para o fabrico de artigos pirotécnicos, tendo sido apreendidas grandes quantidades de matérias-primas utilizadas no seu fabrico, para além de diverso material pirotécnico», referiu.

Foram apreendidos 250 quilos de nitrato de potássio, 90 de alumínio, 75 de pólvora negra e 12 de enxofre, entre outros produtos.

O comandante da PSP de Viseu revelou, também, que foram apreendidos «672 foguetes de três tiros, 641 de cinco tiros, 564 foguetes de bateria, 257 balonas, além de outro tipo de explosivos».

Segundo a mesma fonte, «muito material pirotécnico encontrava-se em fase de deterioração, daí que se tenha optado pela destruição de algumas coisas no local».

Esta oficina sofreu uma explosão em Junho do ano passado, que provocou a sua destruição e a morte do filho do proprietário.

Azevedo Ramos adiantou que «ainda decorre um processo no Tribunal de Viseu sobre esta explosão».
Continue a ler esta notícia

Relacionados