Sudoeste: 9 detidos por tráfico de droga nas proximidades do festival - TVI

Sudoeste: 9 detidos por tráfico de droga nas proximidades do festival

Ambiente no Sudoeste TMN 2010 (foto: Manuel Lino)

GNR apreendeu também quase duas mil doses de drogas

Nove pessoas foram detidas por tráfico de droga e quase duas mil doses de estupefacientes foram apreendidas desde quarta-feira pela GNR na Zambujeira do Mar, Odemira, onde está a decorrer o festival Sudoeste, disse esta sexta-feira fonte policial citada pela Lusa.

De acordo com o major Candeias, da GNR de Beja, desde quarta-feira e até às 14:00 desta sexta-feira, nove pessoas foram detidas e constituídas arguidas por tráfico de droga e uma por condução ilegal, sem carta de condução.

As detenções ocorreram na área circundante ao local onde se realiza o festival de música e os detidos, entre os 19 e os 33 anos, já foram colocados em liberdade com termo de identidade e residência.

Foram ainda apreendidas 1970 doses individuais de haxixe, ecstasy, LSD, cannabis e cocaína.

Apesar das apreensões e detenções registadas, o major Candeias referiu que não se registaram excessos de maior por parte dos festivaleiros e não há registos de condução com excesso de álcool.

Por causa do festival de música, que anualmente leva milhares de pessoas às pequenas localidades alentejanas da costa vicentina, a GNR reforçou a segurança e a vigilância no terreno, tendo em conta também que este é um evento no qual participam muitos jovens.

O dispositivo montado pela Guarda no terreno inclui cerca de 120 militares, onde se incluem cinco equipas com cães para patrulha e detecção de droga e elementos de cavalaria e da unidade de intervenção da GNR.

A 14ª edição do Sudoeste termina no domingo e a organização estima uma média diária de espectadores a rondar as 40 mil pessoas, sendo que mais de vinte mil estão acampadas junto ao recinto.
Continue a ler esta notícia