Bragança: nova morte por Legionella - TVI

Bragança: nova morte por Legionella

Hospital

Piso da unidade hospitalar pode vir a ser encerrado

O Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE) confirmou a morte de um paciente infectado com a bactéria Legionella, um doente do sexo masculino de 86 anos, residente numa instituição da cidade de Bragança.

Esta é já a segunda vítima mortal no espaço de cerca de dois meses provocada por um quadro pneumonia grave tendo por base uma infecção por Legionella.

«O doente, imunodeprimido, entrou pela primeira vez na urgência do CHNE no passado dia 20 de Maio, tendo recebido alta a 13 de Junho e regressou ao hospital a 16 de Junho, com um quadro de pneumonia por Legionella, tendo sido internado na Unidade de Cuidados Intermédios, onde acabou por falecer», avançou fonte do CHNE.

Este é já a terceiro caso de infecção provocado pela bactéria Legionella detectado na Unidade Hospitalar de Bragança, não estando descartada «a possibilidade de o quarto piso do edifício, que acolhe a unidade hospitalar», vir «a ser encerrado» por falta de condições.

No comunicado citado pela Lusa pode ler-se ainda que desde o início de todo este processo os Serviços Técnicos do CHNE, bem como a Direcção Clínica, têm vindo «a redobrar a vigilância» não só aos doentes internados como também aos vindos do exterior, já que nesta altura ainda não foi possível comprovar a origem, interna ou externa, do último caso detectado.

Por outro lado, fonte ligada ao CHNE fez saber que as últimas análises não detectaram a presença de Legionella na canalização da Unidade Hospitalar (UH) de Bragança.

«A bactéria que tinha sido encontrada em alguns pontos de saída de água do 4º piso está eliminada, comprovando a eficácia das várias medidas de controlo e desinfecção que foram de imediato adoptadas, em consonância com os serviços de saúde pública do Norte», concluiu o Conselho de Administração do CHNE.
Continue a ler esta notícia