GNR detém três alegados incendiários em Alijó - TVI

GNR detém três alegados incendiários em Alijó

Incêndio (NUNO ANDRE FERREIRA/LUSA)

Jovens terão ateado fogos, motivados pelo «fascínio com o fogo»

A GNR anunciou esta sexta-feira a detenção em flagrante delito de três jovens, de 17, 19 e 21 anos, suspeitos de terem provocado um incêndio florestal em Pegarinhos, concelho de Alijó, motivados pelo «fascínio com o fogo».

As detenções dos jovens, residentes no concelho de Murça, foram efetuadas por militares do Posto Territorial de Alijó, do Destacamento Territorial da Régua, e ocorreram na quinta-feira. A GNR identificou ainda um quarto indivíduo, com 30 anos, suspeito pela prática do mesmo crime.

Os detidos, segundo disse a GNR em comunicado, confessaram ainda a autoria de diversos incêndios florestais ocorridos nos últimos dias nos concelhos de Alijó e Murça.

A motivação para cometer estes crimes, de acordo com a guarda, prendia-se com «o fascínio com o fogo e por toda a envolvente da ação de combate aos incêndios».

Das detenções resultou ainda a apreensão de um automóvel, um telemóvel e um isqueiro.

Os jovens são ser presentes esta sexta-feira à tarde ao Tribunal Judicial de Alijó.

Na quinta-feira, militares do Posto Territorial de Vila Real detiveram um outro homem, com 68 anos, residente neste concelho, também pelo crime de incêndio florestal. Neste caso, o fogo terá ocorrido por negligência devido ao descuido com uma queima de sobrantes agrícolas.

O homem foi constituído arguido, prestou Termo de Identidade e Residência e foi notificado para comparecer hoje no Tribunal Judicial de Vila Real.

Desde o início do ano, a GNR identificou 40 pessoas que terão sido responsáveis pela ocorrência de incêndios florestais, na sua maioria provocados negligentemente por descuido com queimas e queimadas.
Continue a ler esta notícia