Melgaço: helicóptero despenha-se - TVI

Melgaço: helicóptero despenha-se

  • Portugal Diário
  • 10 nov 2007, 15:06
Incêndios (EPA/Arquivo)

Piloto morreu após o aparelho se ter despenhado. Estava a combater um incêndio e preparava-se para fazer a primeira descarga. INAC abre inquérito para apurar razões do acidente. Ministro da Administração Interna está em Melgaço a acompanhar a situação. Há quatro fogos activos no Parque Natural da Peneda Gerês

Relacionados
[Última actualização às 17h00]

O acidente do helicóptero que hoje se despenhou no combate a um incêndio em Melgaço deu-se quando o aparelho se preparava para fazer a primeira descarga, informou à Lusa fonte da Protecção Civil. Antes, tinha deixado em terra uma equipa de quatro elementos, mas no momento do acidente apenas o piloto se encontrava a bordo.

Os colegas estavam já a combater as chamas em terra no momento do acidente, mas viram tudo. «Ficaram muito combalidos com o acidente, porque praticamente assistiram à morte do colega, e foram recolhidos de imediato e conduzidos à base, onde receberão apoio psicológico», referiu Costeira Antunes, comandante do Centro de Operações de Socorro de Viana do Castelo.

Segundo esta mesma fonte, o piloto do helicóptero, que morreu no acidente tinha «bastante experiência». Chama-se João Abreu e tinha 43 anos. O Instituto Nacional de Aviação Civil já anunciou que vai abrir um inquérito para apurar as causas do acidente.

O aparelho, um Ecureille modelo B-3, com capacidade de transporte de 1000 litros de água em balde, despenhou-se cerca das 14:00, junto à localidade de Parada de Monte, em Melgaço, na área do parque Nacional da Peneda-Gerês.

Aquele helicóptero pertence à Empresa de Meios Aéreos (EMA) e estava ao serviço da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Era um dos dois aparelhos do género sedeados no Centro de Meio Aéreos de Fafe, para servir a região Norte.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, o secretário de Estado da Protecção Civil, Ascenso Simões, e o presidente da Autoridade Nacional para a Protecção Civil, Arnaldo Cruz, encontram-se no local a acompanhar a situação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados